conseils surfaces tennis

Terra batida, relva, descubra estas superfícies de prestígio...

Sabe qual é a data mais importante para o ténis mundial? Ou em que cidade apareceu o primeiro clube oficial de ténis? Através deste guia, propomos-lhe mergulhar na história do ténis, desde a sua criação aos torneios atuais.

A RELVA, DOS JARDINS INGLESES AOS CAMPOS DE TÉNIS.

Comecemos pela palavra “ténis”, sabe de onde vem este nome?

A sua origem vem do jeu de paume onde, antes de servir, se dizia a palavra “tenez” ao adversário, palavra que foi distorcida pela pronúncia inglesa e que se transformará em “ténis”.

Francês ou inglês? A questão da origem do ténis é sempre motivo de discussão, mas foi em Inglaterra, em 1858, que o primeiro campo de ténis foi construído (falamos do ténis e não do jeu de paume que é francês). É um major inglês, Harry Gem, que instala um campo na relva no seu jardim, esta é, portanto, a primeira superfície para jogar ténis moderno. Ele está também na origem do primeiro clube de ténis conhecido, em 1869 em Leamington. Oficialmente, a criação do desporto, das regras e do seu material foi atribuída ao major Walter Clopton Wingfield. Este comercializa em 1874 a sua invenção sob o nome de “Sphairistiké” (a arte da bola em grego)...

A relva faz, por conseguinte, a história do ténis, tornando-se a primeira superfície oficial para um torneio em 1876 (Nahant, USA), mas é desde 1877 que faz parte da história. O mais antigo torneio ainda existente tornou-a na sua superfície de eleição: o torneio de Wimbeldon, onde os jogadores ofensivos conseguiram fazer os seus melhores jogos nesta superfície, tão rápida e com tão pouco ressalto.

SE A RELVA ESTÁ NA ORIGEM DO TÉNIS, SABE PORQUÊ E COMO NASCEU A TERRA BATIDA?

Em 1880, dois irmãos ingleses, Ernest e William Renshaw, instalados no sul de França decidem construir campos de ténis em relva, no subúrbio a oeste de Cannes. Devido ao clima e notando o rápido desgaste da relva, eles decidem alterar a superfície polvilhando o campo com vasos em barro esmagados de Vallauris. Um enorme sucesso, mas não existiam vasos de barro suficientes para responder à procura. A solução virá dos tijolos triturados da fábrica vizinha, que ainda hoje constituem os campos em terra batida (aliás, na Bélgica, jogar em terra batida diz-se “jogar no tijolo”).

A terra batida melhorou ano após ano: melhor secagem, melhor drenagem da água, mistura de materiais mais eficazes. Desde então, as tradições concentraramse na construção destes campos e forjaram a antiguidade e o prestígio da terra batida.

Ela é muito específica e segue uma receita muito especial: uma camada de 40 a 60 cm de grandes pedras com drenagem (5), uma camada de 2 cm de gravilha pequena (4), uma camada de 15 cm de escórias (3), uma camada de 10 cm de calcário (2), e finalmente a célebre camada ocre de terra batida com cerca de 2 mm (1).   

Quer saber mais?

Descubra as diferenças entre estas duas superfícies e os nossos exercícios para se preparar para jogar em terra batida.

 

VOLTAR PARA O TOPO