quelle balle de tennis choisir

Como escolher a sua bola de ténis?

Uma bola deve escolher-se em função de diferentes critérios. O primeiro a ter em conta é o seu nível:

- É um jogador ocasional ou principiante?

- É um jogador regular ou intensivo?

 

Se é principiante…

Nada como uma bola bastante lenta que não o surpreenderá a cada ressalto, nem pela sua velocidade, nem pela altura desse ressalto, nem pelos efeitos. Necessitará também de uma bola cuja capacidade de ganhar efeitos seja fraca. Finalmente, não podemos esquecer o conforto… E sim, a bola deve tornar as suas primeiras pancadas agradáveis. 
 
As bolas que lhe correspondem são bolas sem pressão com núcleo flexível, agradáveis de jogar. Pode eventualmente optar por bolas em espuma para os momentos de descoberta, por bolas de mini-ténis para as crianças, ou ainda por bolas chamadas “intermédias” para os adultos. Facilmente reconhecíveis, estas bolas são frequentemente compostas por uma mistura de feltro amarelo e de outra cor. As bolas sem pressão, são compostas por uma borracha espessa, o que lhes permite ter uma boa longevidade.

Resumindo: enquanto principiante, nada como bolas macias sem pressão.

Se é um jogador regular e/ou intensivo…

Um outro critério entra em conta: qual a utilização? Treino ou competição?

As bolas de treino são frequentemente concebidas para serem batidas, martirizadas durante horas. Devem desgastar-se o menos possível seja qual for a duração do jogo.
 
Na sua opinião, quais são as bolas mais resistentes? São as bolas sem pressão com núcleo duro. Com efeito, para resistir, elas são compostas de uma borracha muito espessa e de um feltro habitualmente fino que não se desfia.
Talvez já as tenha visto nos cestos de bolas dos treinadores devido aos seus preços baixos?! Sabia que elas também são usadas nos países nórdicos ou em altitude pela sua capacidade de esistir ao frio e à pressão atmosférica?
 
O nosso conselho: não hesite em comprar estas bolas para treinos pontuais, mas não abuse.
 

Se procura uma bola mais confortável para os seus treinos e para os seus jogos, é evidente que deve se deve procurar uma bola sob pressão.
Uma bola sob pressão é uma bola no interior da qual é injetado ar. Estas bolas são confortáveis e vibrantes, graças à borracha macia. Ela é frequentemente acompanhada de um feltro bastante espesso que captará e devolverá os efeitos.

Se não tiver um jogo chapado, estas bolas podem surpreender os seus adversários. Numa superfície dura bastante lisa, elas vão surpreender pela sua vivacidade. Numa superfície mais porosa, elas vão ganhar efeitos, mas podem desgastar-se mais depressa. Em terra batida, elas serão mais lentas (bolas macias e superfície macia), ganharão efeitos, mas absorverão a humidade e aumentarão à medida que incham.

Embora mais caras e menos resistentes, as bolas sob pressão continuam a ser de longe as mais agradáveis para os jogadores regulares e intensivos.
 
O nosso conselho: abra o seu tubo de bolas 5 a 15 min antes de jogar para dar tempo à bola para se flexibilizar.
 
Até breve.

 

Ténis
travailler mental tennis

“Ganhei graças à minha mente”,dito tantas vezes, mas nunca explicado verdadeiramente. Isso é feito agora! Descubra as diferentes etapas de uma boa preparação mental para jogar ténis. É a sua vez.

Ténis
Joga ténis e quer continuar a progredir? Então está na altura de melhorar o seu jogo graças a 3 outros desportos de raquete: o badminton, o squash e o padel. Desportos complementares que além de lhe darem prazer o irão ajudar na sua prática do ténis. Não hesite mais, mude de raquete!
VOLTAR PARA O TOPO