Bien entretenir sa raquette de tennis

COMO CUIDAR CORRETAMENTE DA SUA RAQUETE DE TÉNIS?

Já viu um músico que não afina o seu instrumento? Um mecânico que se esquece de encher os pneus? A raquete de ténis, para ser utilizada ao máximo das suas possibilidades, deve ser mantida adequadamente. Descubra as dicas de manutenção para a sua raquete de ténis...

Cuidar de uma raquete de ténis, um calvário?

A mudança das cordas, do grip e/ou do overgrip, ou ainda a mudança dos grommets (proteções da corda) são elementos essenciais da manutenção da raquete. Isto passa também pelo armazenamento das raquetes num local adequado.

A mudança das cordas

Apaixonado como é, joga regularmente mas não quebra necessariamente as suas cordas. Muito bem! Mas atenção, as suas cordas, mesmo sem se quebrarem, gastam-se e perdem a sua elasticidade. As suas propriedades iniciais ficam consideravelmente enfraquecidas e podem provocar cotovelo de tenista.

As cordas são o elemento mais variável de uma raquete de ténis. Dependendo do local onde armazena o seu material de ténis, pode ser que as suas cordas sofram alterações:
- Temperatura elevada: deformação do quadro da raquete e relaxamento das cordas (perda de tensão significativa)
Info: a 60°, o quadro de uma raquete deforma-se e explode! Junto de um aquecedor muito quente, ou na praia na parte de trás de um carro ao sol, a raquete sofrerá danos irreparáveis.

- Temperatura baixa: aumento da tensão das cordas que pode provocar uma quebra prematura da corda.
Dica: esfregue as cordas da sua raquete com uma toalha antes do jogo quando o tempo estiver frio.

Não hesite em equipar-se com um saco com um bolso thermobag. Este permite manter a raquete a uma temperatura ideal, protegê-la contra os choques e evitar variações de temperatura muito significativas. Em sua casa, uma divisão com calor ambiente entre 15 e 20° é perfeita.

A mudança do grip ou overgrip

A preensão da raquete é muito importante. Por isso, é essencial mudar regularmente de grip ou de overgrip. A preensão não é a única razão. O mau estado de um grip/overgrip, pode provocar bolhas rapidamente. Em casos extremos, a raquete pode fugir-lhe das mãos e partir-se com o contacto do solo (exceto se possuir uma raquete Artengo...). Para evitar os acidentes e sobretudo para não perder demasiados pontos, considere mudar de grip!

A mudança dos grommets (proteções das cordas)

Mas o que são os grommets? Nunca ouviu falar deles? Os grommets são as peças de plástico que protegem a área de encordoamento da raquete. São eles que permitem à sua raquete sobreviver quando bate as bolas ao nível do chão e bate neste ao mesmo tempo. Se estiverem em mau estado, mude-os pois o mínimo choque pode quebrar o seu quadro.
Dica: para uma vida útil mais longa dos grommets, pode colocar uma fita autocolante de proteção sobre os grommets (fita protetora).

Um conselho extra: durante o sorteio antes do jogo, não deixe cair a sua raquete no chão para escolher quem vai servir. As microfissuras provocadas pelos choques podem ser fatais para a sua raquete de ténis.

E pronto, tem todas as dicas para cuidar bem da sua raquete. Mas seja qual for o amor que tem pela sua raquete, considere trocá-la. A idade da sua raquete é algo de que infelizmente não podemos cuidar...

VOLTAR PARA O TOPO